AR CONDICIONADO E ECONOMIA DE LUZ: UMA COMBINAÇÃO QUE FUNCIONA
A CLIMATIZARE selecionou algumas dicas úteis e fáceis para você otimizar o seu equipamento e ampliar sua eficiência energética. Basta uma mudança de hábitos e os resultados aparecem rapidamente.
1. Escolha Econômica: Na compra de qualquer equipamento elétrico sempre escolha aqueles produtos que apresentem o melhor índice de eficiência energética.
Na hora de comprar, confira sempre qual é a classificção. Às vezes a diferença de preço de um produto com maior eficiência já é paga com a diferença de gasto de energia no primeiro mês de uso.
O Ar Condicionado com tecnologia Inverter, por exemplo, pode resultar em uma economia de até 60% se comparados com equipamentos splits convencionais.
2. Compre Certo: Na hora de escolher seu equipamento, você deve escolher de acordo com o ambiente que deseja climatizar. Calcular de forma adequada a capacidade do equipamento garante menos consumo. Se você comprar um equipamento abaixo da capacidade ele terá que trabalhar muito mais para garantir a temperatura desejada, consumindo mais energia.
3. Isole o Ambiente: Na hora de esfriar (ou aquecer) um ambiente é importante garantir a menor troca de temperatura com o ambiente externo. Evite que o ar entre mantendo SEMPRE as portas e janelas fechadas. Diminua a incidência do sol fechando cortinas e percianas.
4. Instalação: A correta instalação do equipamento, é extremamente importante. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo de 20% de energia, além de reduzir a vida útil do equipamento.
5. Manutenção Preventiva: Faça as manutenções periódicas indicadas. Mantenha o filtro do equipamento limpo. Assim o seu ar condicionado funciona melhor e gasta menos energia.
6. Vai se ausentar pouco tempo do ambiente? Não desligue o ar condicionado!! O aparelho vai gastar mais energia para resfriar o ambiente de novo.
7. Regule a temperatura do aparelho: Se estiver muito calor, escolha a temperatura que garanta o conforto térmico. Ligar o ar condicionado na maior ou menor potência é desnecessário. Você vai gastar mais energia e gerar uma temperatura desagradável no ambiente.
Outros hábitos diários ajudarão a reduzir a sua conta de energia, como utilizar todos os equipamentos de forma eficiente. Quando possível, troque a fonte de energia pela a de gás ou energia solar para aquecimento de banho, por exemplo.
Nunca deixe um aparelho ligado sem necessidade, isto inclui lâmpadas acesas e, se não vai usar por muito tempo, tire da tomada. Há o consumo de energia quando o equipamento fica em stand-by.
Obs.: As imagens são meramente ilustrativas.
Peça um orçamento ou Solicite uma visita técnica