Energia Solar

Energia Solar

ENERGIA SOLAR

          O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma série de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltáica. 

          A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de eletricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

          Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

          Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15.000 vezes o consumo mundial anual de energéticos. 15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é refletida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absolvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.

          Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é limitado?

          O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.

          O aproveitamento da energia solar poderá ao longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

  • A energia solar não polui durante o seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos paineis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente;
  • As centrais necessitam de manutenção mínima;
  • Os Painéis Solares são a cada dia mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável;
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga enormes investimentos em linhas de transmissão;
  • Em países tropicais como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

DESVANTAGENS NA TRANSMISSÃO

  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não sejam ligados à rede de transmissão de energia.

ECONOMIA

          Com a instalação do Sistema de Aquecimento Solar, há uma economia de até 50% na conta de energia elétrica. Com isso todo o investimento inicial retorna, no geral, entre 0 e 24 meses, mas a tendência é de queda desse prazo ao longo dos próximos anos. Como o sistema tem uma vida útil de 15 a 20 anos em média, sua utilização é muito vantajosa.

          Cada m2 de coletor solar instalado, utilizado durante um ano, equivale a:

  • 56 metros quadrados de áreas inundadas (hidroelétricas);
  • 215 quilos de lenha;
  • 66 litros de diesel;
  • 55 quilos de gás.

Obs.: As images são meramente ilustrativas.

 

dúvidas ou sugestões?

envie uma mensagem

Peça um orçamento ou Solicite uma visita técnica